Chá Pata de Vaca é Mesmo Bom Para Diabetes?

Se você chegou nesse artigo esta querendo saber se o chá pata de vaca é bom para diabetes. Então fique tranquilo pois pesquisamos bastante sobre o chá pata de vaca para te ajudar a saber mais sobre ela.

Chá pata de vaca é bom para diabetes?

Sempre que surge algo que promete a cura ou a melhora da diabete, todo mundo fica duvidoso e logo quer saber se aquilo funciona mesmo ou se é papo furado.

Nós entendemos você e no fundo você esta super certo de duvidar e querer mais informações sobre isso.

E pra te ajudar reunimos as melhores informações, baseadas em estudos científicos de médicos renomados.

O que é “pata-de-vaca”, afinal?

pata de vaca é uma planta medicinal também conhecida como mão de vaca, unha de vaca, pata de boi e unha de boi, por conta do formato de suas folhas. Nativa da Índia, a planta pata de vaca também é facilmente encontrada nos países da América do Sul, como Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai.

árvore pata de vaca apresenta tronco espinhoso e flores grandes, geralmente mais avermelhadas ou esbranquiçadas. Existem várias espécies da planta, mas a Bauhinia forficata é a espécie mais estudada.

Quais são os benefícios do chá de pata de vaca?

A sabedoria popular foi confirmada em pesquisas científicas e concluiu-se que a planta realmente tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose (“açúcar”) no sangue.

O flavonoide kaempferitrina, presente nas folhas da planta, é uma das substâncias envolvidas no efeito hipoglicemiante (ou antidiabético), além de ser um potente antioxidante.

O mecanismo de ação envolvido na ação da kaempferitrina, embora não tenha sido totalmente elucidado até o momento, está relacionado com sua capacidade de estimular a absorção de glicose pelas células.

O extrato das folhas da planta ainda apresentou capacidade de reduzir os níveis sanguíneos de triglicerídeos e colesterol total, que contribuem com as complicações do diabetes. Portanto, foi comprovado que Bauhinia forficata apresenta potencial para o desenvolvimento de medicamentos antidiabéticos para auxiliar no tratamento de diabetes tipo 2.

Além disso, outras propriedades medicinais da pata-de-vaca baseadas no conhecimento popular são conhecidas,

Mais Benefícios da pata de vaca

  • diurética
  • depurativa
  • analgésica
  • ajuda no emagrecimento
  • previne e trata anemia
  • trata doenças de rins, fígado vesícula, estômago e baço
  • diarreia
  • diurese
  • gota
  • hemofilia
  • doenças de coração
  • doenças urinárias
  • hipertensão arterial
  • estimula apetite
  • cálculos na bexiga

As pesquisas continuam e novas evidências a respeito dos benefícios da pata-de-vaca provavelmente serão divulgadas.

O chá pata de vaca é bom para diabetes?

A pata de vaca aumenta a interação da insulina com as células, promovendo maior captação e estimulando degradação da glicose, sem deixá-la circulante na corrente sanguínea por muito tempo. Por isso,  é indicada como complemento do tratamento medicamentoso de diabéticos.

Como preparar o chá da pata de vaca

Por enquanto, quem quiser fazer uso do chá de pata-de-vaca deve: fazer uma decocção com 1 ou 2 folhas limpas da árvore, em duas xícaras de água. É importante rasgar ou picar as folhas antes de colocar na água, para facilitar a extração das substâncias das folhas. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e aguarde amornar, bebendo duas xícaras ao longo do dia, obviamente sem adoçar!

Esse chá é contraindicado para gestantes e lactantes (quem amamenta)

Onde encontrar para comprar o pata de vaca

O pata de vaca é encontrado em casa de produtos naturais, mas se quiser mais facilidades nós te indicamos que conheça ele na forma de extrato, que além de pratico é composto por mais 6 ervas que ajudam a combater o diabete e colesterol ruim.

Veja nesse link seguro abaixo!

Gostou? Esta com duvidas? Deixe seu comentário abaixo

 

Chá Pata de Vaca é Mesmo Bom Para Diabetes?
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.