Esta a procura de informações sobre como tomar o chá de hibisco? Ou saber o que é, pra serve ? Leia esse post ate o final, pois aqui ira encontrar tudo que precisa saber sobre como tomar esse chá poderoso e perder uns kilinhos ainda esse mês!
Ira saber também quais o benefícios, os efeitos colaterais e quem não pode de jeito nenhum tomar o chá de hibisco. Se você não sabia, agora vai saber que não é todos que podem tomar esse chá, e sim tem restrições, então leia ate o final pra saber se você pode tomar ou não. Ok?!
Confira:
10 receitas com chá de hibisco
O que é o chá de hibisco
Tomar diariamente o chá de hibisco é uma ótima forma de emagrecer pois ele é um potente diurético que ajuda a desinchar porque estimula a produção de urina, que elimina as toxinas do corpo. O hibisco, diferentemente do chá verde, tem um sabor mais agradável e é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce.
Ele tem se tornado o mais novo aliado de quem quer emagrecer, devido às suas propriedades capazes de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada com exercícios físicos regulares, além de diminuir a gordura abdominal e dos quadris, pela sua ação diurética.
O ideal é que o chá seja preparado com o hibisco original, chamado Hibiscus sabdariffa, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias e drogarias. Além do chá puro, o hibisco também pode adicionado a sucos e vitaminas na alimentação.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HIBISCO
A flor de hibisco tem diversos benefícios para a saúde, tais como: controlar os níveis de colesterol, regular a pressão arterial, facilitar a digestão, impedindo que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos, e anular a ação do hormônio antidiurético presente nos rins.
Emagrecedor
Por ajudar a acelerar o metabolismo, um dos usos mais populares do chá de hibisco é voltado à perda de peso.
Dois flavonoides são importantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura. Esses mesmos flavonoides também ajudam a aumentar o “colesterol bom” (HDL) e a diminuir o “colesterol ruim” (LDL).
Redução de colesterol
Por possuir quantidades expressivas de antioxidantes, o chá de hibisco é ótimo quando o assunto é redução de colesterol. Os antioxidantes auxiliarão a reduzir os níveis do colesterol ruim, protegendo a saúde das doenças cardíacas e também protegendo os vasos sanguíneos do corpo.
Contra as doenças do fígado
Ainda devido à grande quantidade de antioxidantes, o chá de hibisco pode ser utilizado para garantir uma proteção a mais para o fígado. Isso pode ser afirmado pois os antioxidantes ajudarão a neutralizar os radicais livres presentes nas células e tecidos do corpo. Desta forma, além de proteger o fígado, o chá de hibisco será um grande aliado no tratamento de doenças relacionadas a este órgão.
Anti-inflamatório e antibacteriano
Por ser rico em ácido ascórbico (a famosa vitamina C), o chá de hibisco é um forte estimulante do sistema imunológico de nosso corpo. Portanto, o consumo balanceado do chá de hibisco irá proporcionar um fortalecimento geral da saúde, garantindo as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta flor, prevenindo resfriados e gripes.
Para o equilíbrio hormonal: contra os sintomas menstruais e de TPM
O chá de hibisco também pode ter seu uso e efeito no alívio de sintomas e dores menstruais. Por auxiliar na restauração do equilíbrio hormonal, o chá de hibisco traz inúmeros benefícios na redução dos sintomas da menstruação.
Chá de hibisco é antidepressivo
Por possuir diversas vitaminas e minerais (como flavonoides), o chá de hibisco é um conhecido antidepressivo natural da medicina. O seu consumo regulado irá ajudar efetivamente na redução dos sintomas de depressão e também ansiedade, ajudando a relaxar a mente e também o corpo.
Controle da pressão arterial pelo chá de hibisco
Um relatório publicado em 2008 pela American Heart Association mostra que o chá de hibisco é um poderoso agente na redução da pressão arterial em adultos hipertensos. Isso significa que o consumo regular do chá de hibisco será capaz de auxiliar e ajudar aqueles que sofrem com alta pressão constante, caracterizados pelo quadro de hipertensão.
Chá de hibisco é bom para a digestão
Por incrementar o funcionamento do intestino o chá de hibisco também pode auxiliar na digestão, facilitando que o organismo seja capaz de digerir e eliminar os alimentos rapidamente. Portanto é um bom chá para ser tomado após as refeições além da ajuda na perda de peso já mencionada acima.
Como fazer o chá de hibisco para emagrecer
Para fazer o chá de hibisco e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo. A seguir deve-se acrescentar o hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.
A proporção correta de hibisco e água é:
- 2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 sachês de chá de hibisco
- 1 litro de água em início de fervura
Como tomar o chá de hibisco
Deve-se tomar 3-4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições. Além disso, também pode-se adicionar outras ervas ao chá do hibisco, como a cavalinha, gengibre ou canela pois melhoram aumentam o efeito diurético e antioxidante do chá.
O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado e melhores resultados no emagrecimento quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.
Quando não tomar o chá de hibisco
O chá de hibisco está contraindicado em casos de gravidez, para mulheres durante a TPM porque pode agravar seus sintomas e também não é indicado para pessoas com problema de pressão baixa. Além disso, o chá de hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso está contraindicado para mulheres que estejam tentando engravidar.
O excesso de chá de hibisco também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e causando fraqueza muscular, por isso, a dose máxima diária deve ser de 6 xícaras de chá.
Recapitulando então quem não pode tomar chá de hibisco.
- Quem tem pressão baixa
- Pessoas com gastrite
- Mulheres que tomam pilula
- Gestantes
- Quem quer engravidar
Como emagrecer rápido
Se você está precisando emagrecer rápido, apostar no hibisco é uma boa estratégia, mas além disso, também deve apostar nos alimentos ricos em nutrientes e evitar ao máximo tudo que contenha açúcar e gordura.
Começar a caminhar também é super importante, se você não pratica nenhuma atividade física, mas se você já acha que tem uma vida agitada ou pratica algum exercício, a estratégia deve ser aumentar a frequência cardíaca durante os treinos.
Ficou com alguma duvida? deixe seu comentário ou sugestão abaixo!
Compartilhe se esse post foi útil pra você!